The Clash | The Clash (1977)

Posto, muitas vezes — sem merecer —, em segundo plano em relação aos Sex Pistols, o Clash fugiu do padrão autodestrutivo do punk e optou por músicas com um aguçado conteúdo político, slogans atraentes e roupas de vanguarda.

A capa em verde, preto e branco traz Joe Strummer, Mick Jones e Paul Simonon, numa foto tirada durante os ensaios em Londres, e combina com a música sem enfeites das 14 faixas deste seu primeiro álbum, gravado em três fins de semana, em 1977. O estilo gritado de cantar de Strummer, quase incoerente, se encaixa à perfeição nas guitarras intermitentes de faixas como "I'm So Bored With The USA".

O trabalho do Clash foi várias vezes tachado de panfletário, mas a letra de "Career Opportunities" retrata, de forma brilhante, as perspectivas da juventude: o trabalho humilhante ou o seguro-desemprego. Uma das maiores qualidades da banda era sua capacidade de absorver outros gêneros musicais. A versão de "Police And Thieves", de Junior Murvin e Lee Perry, mostra o baixo de Simonon sobreposto às guitarras, ao mesmo tempo que a bateria de Terry Chimes (também conhecido como Tory Crimes, num trocadilho com o partido conservador inglês) pontua a música num ritmo rápido. Esse arranjo causa impacto e reaparece em outros momentos do álbum.

O Clash estava no meio de um caldeirão multicultural. Cercada pelas influências do reggae, do ska e do rock tradicional, a banda tinha uma leitura política e musical muito mais ampla do que a visão míope dos grupos punk da época.

O estilo incendiário do Clash e seu gosto pela ação podem ser ouvidos hoje em grupos como os Libertines, que tiveram seu segundo álbum produzido por Mick Jones. O mundo dá voltas... (Ali MacQueen)
____________________

01. Janie Jones (Strummer, Jones)
02. Remote Control (Strummer, Jones)
03. I'm So Bored With The USA (Strummer, Jones)
04. White Riot (Strummer, Jones)
05. Hate And War (Strummer, Jones)
06. What's My Name? (Strummer, Jones, Levene)
07. Deny (Strummer, Jones)
08. London's Burning (Strummer, Jones)
09. Career Opportunities (Strummer, Jones)
10. Cheat (Strummer, Jones)
11. Protex Blues (Strummer, Jones)
12. Police And Thieves (Murvin, Perry)
13. 48 Hours (Strummer, Jones)
14. Garageland (Strummer, Jones)
____________________

Nenhum comentário: