Iggy Pop | Lust For Life (1977)

O ano de 1977 foi o annus mirabilis de Iggy Pop. Ele retomou a carreira, depois de enfrentar problemas mentais e profissionais amplamente divulgados, para fazer dois álbuns que qualquer artista ficaria feliz em gravar. E também viu o punk — do qual sempre foi saudado como padrinho — se realizar.

Como The Idiot, Lust For Life foi gravado nos estúdios Hansa, em Berlin, perto do Muro. Mas, se o primeiro álbum era mais contemplativo e influenciado pelo produtor David Bowie, Lust For Life representava um retorno ao som mais vigoroso dos Stooges (embora Bowie toque piano e participe dos vocais neste disco). Ou seja, se o primeiro disco era o som de regresso à música, Lust For Life apresentava muito mais autoconfiança.

A partir da efervescente introdução de bateria da faixa-título, as músicas são levadas pela seção rítmica formada pelos irmãos Sales, Hunt (bateria) e Tony (baixo) — mais tarde, essa dupla reapareceu no Tin Machine, o grupo com o qual Bowie apunhalou o hard rock sofisticado, no final dos anos 80, sobre o qual é melhor não comentar. A banda cobre, sem interrupções, uma gama de gêneros musicais, do stomp ao rock com tintas de blues.

As letras de Lust For Life são uma revelação. Pop impressiona ao falar da experiência turbulenta por que havia passado em "The Passenger", um passeio por uma metrópole cheia de farras e bebedeiras que, se não era mais um retrato do presente, apresentava uma perfeita lembrança do passado. Ele é ainda mais cáustico em "Success", uma ironia com seu status recém-adquirido.

Enquanto uma geração de jovens punks venerava seu trabalho anterior, Pop atingia um outro estágio da carreira. (Seth Jacobson)
____________________

01. Lust For Life (Pop, Bowie)
02. Sixteen (Pop)
03. Some Weird Sin (Pop, Bowie)
04. The Passenger (Pop, Gardiner)
05. Tonight (Pop, Bowie)
06. Success (Pop, Bowie, Gardiner)
07. Turn Blue (Pop, Lacey, Bowie, Peace)
08. Neighborhood Threat (Pop, Bowie, Gardiner)
09. Fall In Love With Me (Pop, Bowie, Sales, Sales)
____________________

Nenhum comentário: