Arctic Monkeys | Whatever People Say I Am, That's What I'm Not (2006)

Subindo em direção ao topo das paradas em uma onda de pura atitude e autoconfiança, o Arctic Monkeys criou o maior impacto na música inglesa desde que o Oasis chegou ao primeiro lugar, uma década antes.

Tendo nascido e crescido em Sheffield, a banda fez referências a marcos de sua cidade natal nos mais variados sotaques ouvidos no rádio durante décadas. Usando como base seus fiéis fãs locais, o Monkeys criou uma onda de apoio on-line usando o MySpace, oferecendo conteúdo gratuito para as massas via web e se aproveitando do imenso poder promocional do site pela primeira vez. O resultado foi o sucesso "I Bet You Look Good On The Dancefloor", primeiro lugar das paradas. A letra bem-humorada e zombeteira soava tão confiante que alguns acreditavam que havia uma mão maior por trás de tudo — o KFL, mestre em brincadeiras, foi mencionado.

Whatever People Say I Am, That's What I'm Not (o título é uma referência a um diálogo do antológico filme dos anos 60, O Mundo Maravilhoso de Billy Liar) entrou direto para o primeiro lugar, transformou-se no álbum de estréia com as vendas mais rápidas na Inglaterra de todos os tempos e ganhou o Mercury Prize. Impulsionada pelos mesmos sólidos refrãos adolescentes que haviam transformado os Undertones em uma pequena lenda 30 anos antes, a música deste trabalho está firmemente ancorada no cotidiano. Em "Perhaps Vampires Is A Bit Strong But...", o grupo faz uma boa crítica à cena de celebridades do rock alimentadas pelos tablóides ingleses: "Não tenho cifrões em meus olhos; pode ser surpreendente, mas é verdade". Enquanto muitas estrelas do rock podem ser mais facilmente encontradas se divertindo em festas do meio artístico do que tocando uma guitarra, o que poderia ser mais rock n' roll do que esta letra? (Theunis Bates)
____________________

01. The View From The Afternoon (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
02. I Bet You Look Good On The Dancefloor (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
03. Fake Tales Of San Francisco (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
04. Dancing Shoes (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
05. You Probably Couldn't See For The Lights But You Were Staring Straight At Me (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
06. Still Take You Home (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
07. Riot Van (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
08. Red Light Indicates Doors Are Secured (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
09. Mardy Bum (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
10. Perhaps Vampires Is A Bit Strong But... (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
11. When The Sun Goes Down (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
12. From The Ritz To The Rubble (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
13. A Certain Romance (Turner, Helders, Cook, Nicholson)
____________________

Um comentário:

Larissa Moraes disse...

no exato momento que ocasionalmente eu entrei aqui, estava ouvindo Ibet You Look Good On The Dance Floor, ainda estou ouvindo...=D
legal, blog bem interessante