The Kinks | Face To Face (1966)

Ray Davies não gostou da capa do quarto álbum dos Kinks. "Queria que fosse preta e forte, como a música do LP", lembrou o líder dessa banda do Norte de Londres, "em vez de toda colorida."

Face To Face marcou uma mudança de atitude para Ray, seu irmão e guitarrista Dave, o baterista Mick Avory e o baixiszta Pete Quaife. Pela primeira vez, eles passaram meses trabalhando num disco, dublando as faixas durante várias sessões. O disco também marcou o fim da parceria com o produtor americano Shel Talmy, cujo método de trabalho bate-pronto não servia para arranjos mais elaborados.

"Party Line" abre o álbum no conhecido estilo do rock n' roll, enquanto "Dandy" segue o tom de sátira à Swinging London de um sucesso mais antigo, "Dedicated Follower Of Fashion". O resto do disco é mais profundo e sombrio. Ray explora seu estado mental frágil em "Too Much On My Mind", conduzida pelo cravo; "Sunny Afternoon", primeiro lugar nas paradas britânicas, deixa fluir o sentimento de cansaço do mundo numa linda linha descendente de baixo. "House In The Country" e "Most Exclusive Residence For Sale" se enquadram na visão geral de que o álbum é composto por um ciclo de canções sobre a sociedade inglesa. No entanto, o clichê da "quintessência britânica" oculta a diversidade das músicas e das letras. "Holiday In Waikiki", uma homenagem a Chuck Berry, lamenta a comercialização do Havaí. "Fancy" é uma peça monocórdica inspirada nos ragas indianos, enquanto "Rainy Day In June" é coberta de trovoadas e mistério.

Face To Face não obteve um grande sucesso — ficou em 139º lugar na parada americana e em 13º na inglesa —, mas foi o disco precursor do período clássico dos Kinks. Essas impetuosas estrelas viraram um grupo que produzia álbuns multifacetados. (Manish Agarwal)
____________________

01. Party Line (R. Davies)
02. Rosy Won't You Please Come Home (R. Davies)
03. Dandy (R. Davies)
04. Too Much On My Mind (R. Davies)
05. Session Man (R. Davies)
06. Rainy Day In June (R. Davies)
07. A House In The Country (R. Davies)
08. Holiday In Waikiki (R. Davies)
09. Most Exclusive Residence For Sale (R. Davies)
10. Fancy (R. Davies)
11. Little Miss Queen Of Darkness (R. Davies)
12. You're Lookin' Fine (R. Davies)
13. Sunny Afternoon (R. Davies)
14. I'll Remember (R. Davies)
____________________

Nenhum comentário: