Rush | 2112 (1976)

O ambicioso 2112 foi a pedra fundamental da carreira do Rush, um álbum do tipo agora-ou-nunca para o trio power canadense, às vezes chamado de "a maior banda cult do mundo". Com este álbum, o grupo tomou a decisão drástica de ir em frente com seu próprio trabalho, sem medir conseqüências.

O Rush quase entregou os pontos depois de Fly By Night e Caress Of Steel (ambos de 1975), recebidos com pouco entusiasmo. No rescaldo desse fracasso, o baterista/letrista Neal Peart se impressionou profundamente com os escritos libertários de Ayn Rand. Sua filosofia, com ênfase na idéia de que o indivíduo deve seguir seu próprio caminho, inspirou a história da épica faixa-título — uma composição de 20 minutos, dividida em sete segmentos. A música fala de um homem que lidera uma revolução através da música, após rejeitar os Sacerdotes de Syrinx, um enredo que espelhava a frustração da banda com a indústria da música.

O som característico do Rush (um misto de rock progressivo e heavy rock) alcança a plenitude neste disco, e a magnífica faixa-título não perdeu o vigor com o tempo — uma obra meticulosa que utiliza a técnica de composição dos clássicos para atingir um efeito fantástico. Outras faixas, como o hard rock de "A Passage To Bangkok" e "Something For Nothing", são, hoje, clássicos consagrados.

O álbum foi bem recebido pelos fãs, na época, embora os críticos tenham considerado muito extravagante e pretensioso. Não que a banda se importasse com isso: a partir de 2112, o Rush seguiu um caminho próprio e peculiar, arrebatando uma massa de fãs devotados e permanecendo de forma firme — e feliz — fora do radar da crítica. (Arnar Eggert Thoroddsen)
____________________

01. 2112
I: Overture (Lee, Lifeson, Peart)
II: The Temples Of Syrinx (Lee, Lifeson, Peart)
III: Discovery (Lifeson)
IV: Presentation (Lifeson)
V: Oracle: The Dream (Lee, Lifeson, Peart)
VI: Soliloquy (Lee, Lifeson, Peart)
VII: Grand Finale (Lee, Lifeson, Peart)
02. A Passage To Bangkok (Lee, Lifeson, Peart)
03. The Twilight Zone (Lee, Lifeson, Peart)
04. Lessons (Lifeson)
05. Tears (Lee)
06. Something For Nothing (Lee)
____________________

Nenhum comentário: