
O primeiro fruto foi um single, contendo "David Watts", dos Kinks, e uma nova canção, "'A' Bomb In Wardour Street". Em seguida, o The Jam lançou outro single, "Down In The Tube Station At Midnight". A transformação era completa: em vez de comentários violentos e opiniões políticas ingênuas, as músicas de Weller viraram minióperas, inspiradas em "A Quick One While He's Away", do The Who. Os temas eram a violência sem sentido num clube punk, ser assaltado na volta para casa: o compositor e o público estavam no centro da ação.
Quando o álbum foi lançado, a promessa se cumpriu. Tratava-se de 12 faixas de três minutos apresentadas com uma atitude modernista afiada e incisiva. Entre, faça, saia; sem descanso, sem enfeites, sem coisas bonitas. E sem ironia: Weller criou os personagens, deu a eles conteúdo e vida e, depois, apenas assistiu ao mundo moderno se livrar deles. A estrela pop em seu auge ("To Be Someone"); o parasita social suburbano ("Mr. Clean"); um sonhador no estilo Walter Mitty ("Billy Hunt"); um pobre imprestável afogado em consumismo ("In The Crowd"). Há até uma suave canção de amor, "English Rose", da qual Weller se envergonhava tanto que a faixa sequer é mencionada na capa do LP. Ele só tinha 20 anos... (David Hutcheon)
____________________
01. All Mod Cons (Weller)
02. To Be Someone (Didn't We Have A Nice Time) (Weller)
03. Mr. Clean (Weller)
04. David Watts (Davies)
05. English Rose (Weller)
06. In The Crowd (Weller)
07. Billy Hunt (Weller)
08. It's Too Bad (Weller)
09. Fly (Weller)
10. The Place I Love (Weller)
11. 'A' Bomb In Wardour Street (Weller)
12. Down In The Tube Station At Midnight (Weller)
____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário