Nick Cave And The Bad Seeds | Henry's Dream (1992)

Henry's Dream é o sétimo álbum de Nick Cave And The Bad Seeds. É vibrante, melancólico, comovente e triste. Presságios do Antigo Testamento fazem parte do vasto repertório de Nick Cave e Henry's Dream continua a tradição: essas são músicas sobre sofrimento e pecado.

O disco começa com a fenomenal "Papa Won't Leave You, Henry", uma faixa arrepiante e catastrófica, onde se prepara o terreno para o ataque sonoro iminente (muito peculiarmente, a primeira nota dessa música foi acompanhada por chuva e trovões quando ele e sua banda tocavam num festival em Melbourne). Os aveludados violões e os arranjos de cordas, cortesia de Mick Harvey e David Blumberg, acrescentam uma camada adicional à dinâmica.

A interpretação de Cave é dramática e firme, seja na vocalização solene de "Christina The Astonishing", nos gritos intenstos de "I Had A Dream, Joe", nos rosnados guturais de "Jack The Ripper" ou nos cânticos estrondosos de "Brother, My Cup Is Empty". As suas histórias de pessoas condenadas e destroçadas criam um som desconfortável mas envolvente, com freqüentes toques de seu característico humor negro — "I counted up my blessings/And I counted only one" ("Contei as minhas bênçãos/e só contei uma").

No entanto, entre o caos e a tragédia existem músicas tocantes que falam de amor, como a delicada "Straight To You" e o lamento amoroso "The Loom Of The Land", ainda que sua ternura seja misturada a tons sombrios — um dos jovens amantes carrega uma faca. Vigoroso, vulgar e romântico ao mesmo tempo, Henry's Dream é sobretudo um pesadelo delicado. (Mary Boukouvalas)
____________________

01. Papa Won't Leave You, Henry (Cave)
02. I Had A Dream, Joe (Cave)
03. Straight To You (Cave)
04. Brother, My Cup Is Empty (Cave)
05. Christina The Astonishing (Cave)
06. When I First Came To Town (Cave)
07. John Finn's Wife (Cave)
08. Loom Of The Land (Cave)
09. Jack The Ripper (Cave)
____________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto muito do trabalho do Nick Cave, mas gostaria que você desse uma olhada nos links mais antigos... Eles parecem ter expirado.