Black Sabbath | Black Sabbath Vol 4 (1972)

Muito antes de o Black Sabbath ter se separado, como resultado de brigas internas regadas a drogas, houve um breve período de genialidade sludge-metal regada a drogas. A prova é Black Sabbath Vol 4.

A banda afirmou várias vezes que a criação e a gravação do álbum coincidiram com seu período mais hedonista e mais marcado pelo uso de drogas. A gravadora transplantou os quatro ingleses para a Califórnia, onde o disco foi feito. O título original do LP, Snowblind, foi rejeitado pelos executivos por sua óbvia referência à cocaína.

As conseqüências negativas de sua decadência seriam sentidas no final da década, quando a banda virou uma caricatura de si mesma. Mas Black Sabbath Vol 4 surgiu antes da destruição; as músicas ainda são ásperas e pesadas, embaladas em riffs — ou, como disse a Rolling Stone, "fatias de heavy metal fluente".

Como não deu origem a hinos do metal em single, Black Sabbath Vol 4 costuma ser subestimado. Não há qualquer faixa que rivalize com "Paranoid" ou "Sweet Leaf". Apenas "Snowblind" toca até hoje nas rádios. A força do álbum está na pegada heavy e confiante, e em pequenos toques de experimentação. A banda intercala overdubs psicodélicos ("The Straightener"), cordas acústicas ("Laguna Sunrise") e até mesmo um lado meloso — a lenta balada ao piano "Changes", um elemento estranho ao repertório do disco. Mas, ao contrário dos últimos trabalhos do grupo, o LP é alimentado pelas verdadeiras raízes dark e heavy da banda. Foi com Sabbath Bloody Sabbath e os discos que se seguiram que o grupo começou a perder suas características. (Jason Chow)
____________________

01. Wheels Of Confusion/The Straightener (Iommi, Osbourne, Butler, Ward)
02. Tomorrow's Dream (Iommi, Osbourne, Butler, Ward)
03. Changes (Iommi, Osbourne, Butler, Ward)
04. FX (Iommi, Osbourne, Butler, Ward)
05. Supernaut (Iommi, Osbourne, Butler, Ward)
06. Snowblind (Iommi, Osbourne, Butler, Ward)
07. Cornucopia (Iommi, Osbourne, Butler, Ward)
08. Laguna Sunrise (Iommi, Osbourne, Butler, Ward)
09. St. Vitus Dance (Iommi, Osbourne, Butler, Ward)
10. Under The Sun/Every Day Comes And Goes (Iommi, Osbourne, Butler, Ward)
____________________

Nenhum comentário: