Elliott Smith | Figure 8 (2000)

Os anos transcorridos entre a gravação de Either/Or e de Figure 8 foram turbulentos para Elliott Smith. Em 1997, seus amigos começaram a se preocupar com o seu alcoolismo e com o seu comportamento autodestrutivo. Por influência deles, Elliott passou uma curta temporada num hospital psiquiátrico no Arizona. Foi uma experiência infeliz.

A presença de sua música na trilha sonora do filme Gênio Indomável rendeu-lhe uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original. Tal exposição de seu trabalho levou-o para uma nova gravadora, a Dreamworks, resultando em uma produção de estúdio mais caprichada. Isso fica evidente em Figure 8, com várias camadas e diversos canais de cordas e arranjos mais elaborados em músicas como "Everything Means Nothing To Me".

Como nos discos anteriores, o lirismo melancólico de Elliott Smith vem acompanhado por momentos de otimismo, e é possível imaginar que esse ânimo elevado esteja mais evidente em Figure 8. Será que a mudança para um clima mais quente teve alguma influência em seu trabalho? Smith acabou fixando residência em Los Angeles após um longo período de nomadismo. A canção "L.A." resume tudo, equilibrando-se entre a libertação e a desolação, com harmonias animadas da Costa Oeste acompanhando o refrão "Last night I was about to throw it all away" ("Noite passada eu estava prestes a deixar tudo para trás").

Em "In The Lost And Found (Honky Bach)", Smith utiliza o mesmo piano do estúdio Abbey Road que Paul McCartney tocara em "Penny Lane". Como fã de longa data dos Beatles, isso acabou lhe dando grande satisfação e também permitiu aos críticos fazerem comparações com os Fab Four. Eles tinham razão ao afirmar que este disco se aproxima da grandeza. Brilhante, melancólico e influente. (Mark Blacklock)
____________________

01. Son Of Sam (Smith)
02. Somebody That I Used To Know (Smith)
03. Junk Bond Trader (Smith)
04. Everything Reminds Me Of Her (Smith)
05. Everything Means Nothing To Me (Smith)
06. L.A. (Smith)
07. In The Lost And Found (Honky Bach)/The Roost (Smith)
08. Stupidity Tries (Smith)
09. Easy Way Out (Smith)
10. Wouldn't Mama Be Proud? (Smith)
11. Color Bars (Smith)
12. Happiness/The Gondola Man (Smith)
13. Pretty Mary K (Smith)
14. I Better Be Quiet Now (Smith)
15. Can't Make A Sound (Smith)
16. Bye (Smith)
____________________

Nenhum comentário: