Fugazi | Repeater + 3 Songs (1990)

Se o Minor Threat exemplificava a raiva juvenil de Ian McKaye, então Repeater, do Fugazi, equilibrava o idealismo panfletário de seu antigo hardcore suburbano com uma abordagem da ira cada vez mais inovadora e cheia de nuances.

Percebendo que a cena hardcore norte-americana do final dos anos 80 ia em direção a uma mentalidade dura e mais militante, McKaye, o carismático líder do Minor Threat e co-fundador do influente selo Dischord, juntou-se com o guitarrista Guy Picciotto (ex-membro do Rites Of Spring), com o baterista Brendan Canty e o baixista Joe Lally para formar o Fugazi. Repeater seria o registro que os afastaria dos radicais da cena.

Alguns detratores os acusaram, várias vezes, de "fazer pregação", mas a ingenuidade política dos primeiros álbuns não estava mais presente em Repeater. A diferença fica clara na seção rítmica acertada de Lally e Canty, que se tornou bem mais evidente nessa produção. Em faixas como "Sieve-Fisted Find" e "Repeater", a sobreposição de feedback com linhas de baixo bem definidas amplifica a urgência do ataque vocal do duo McKaye e Picciotto. "Greed" parece ter saído de um álbum do Gang Of Four. A raiva e a emoção continuam presentes, mas agora são expressas de um modo compacto, quase como um dub. As faixas mais lentas, "Turnover", "Blueprint" e "Shut The Door", são como baladas. (Tim Scott)
____________________

01. Turnover (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
02. Repeater (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
03. Brendan #1 (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
04. Merchandise (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
05. Blueprint (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
06. Sieve-Fisted Find (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
07. Greed (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
08. Two Beats Off (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
09. Styrofoam (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
10. Reprovisional (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
11. Shut The Door (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
12. Song #1 (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
13. Joe #1 (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
14. Break-In (Canty, Picciotto, MacKaye, Lally)
____________________

Nenhum comentário: