The Who | Tommy (1969)

Constantemente rotulado como uma ópera rock e quase sempre descrito como uma mostra do conceitualismo narcisista de colegiais, o expansivo e ingênuo Tommy conta com todos os atributos de um clássico, mas também com todos os defeitos de um Frankenstein. Na aparência, trata-se da história de um garoto surdo, retardado e cego, nascido numa família desequilibrada (ele é aterrorizado pelo primo e pelo tio), que se revela no fliperama e na música e se torna um ícone messiânico no melhor estilo do final dos anos 60. Mas o álbum é, mais precisamente, uma viagem pela infância real e imaginária de Pete Townshend.

Musicalmente, o disco é um cruzamento entre hinos do tipo mod e o rock ágil no estilo único do The Who, e contém os melhores momentos da carreira do grupo, como "Pinball Wizard", "I'm Free" e "We're Not Gonna Take It". Composições conceituais ambiciosas como "1921", "Underture" e "Smash The Mirror" são mais sólidas do que essenciais — esses 15 minutos poderiam ter sido cortados do álbum e ninguém se queixaria —, mas a maior parte do público aceitou a idéia de que este era o preço a pagar para se ter o maior dos épicos.

Apesar de o significado dessa história jamais ter sido de fato explicado, Tommy é tão culturalmente influenciador como musicalmente variado. O álbum aproveitou os conceitos explosivos de sua óbvia inspiração, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band — lançado no ano anterior —, os desenvolveu com um toque de sabedoria de rua, ausente da obra dos Beatles, e, dessa forma, inspirou todo o rock progressivo de trabalhos posteriores, como The Dark Side Of The Moon, do Pink Floyd. Por essa razão — mesmo que o álbum seja, às vezes, uma viagem pelo rock —, todos agradecem. (Joel McIver)
____________________

01. Overture (Townshend)
02. It's A Boy (Townshend)
03. 1921 (Townshend)
04. Amazing Journey (Townshend)
05. Sparks (Townshend)
06. Eyesight To The Blind (The Hawker) (Williamson)
07. Christmas (Townshend)
08. Cousin Kevin (Entwistle)
09. Acid Queen (Townshend)
10. Underture (Townshend)
11. Do You Think It's Alright? (Townshend)
12. Fiddle About (Entwistle)
13. Pinball Wizard (Townshend)
14. There's A Doctor (Townshend)
15. Go To The Mirror! (Townshend)
16. Tommy, Can You Hear Me? (Townshend)
17. Smash The Mirror (Townshend)
18. Sensation (Townshend)
19. Miracle Cure (Townshend)
20. Sally Simpson (Townshend)
21. I'm Free (Townshend)
22. Welcome (Townshend)
23. Tommy's Holiday Camp (Moon)
24. We're Not Gonna Take It (Townshend)
____________________

Nenhum comentário: