Led Zeppelin | Led Zeppelin (1969)

Mesmo no início de sua carreira, a visão do grupo de heavy-blues e folk-rock mais famoso e influente do mundo era característica e única. Ao atualizar os riffs arrasadores de pioneiros como o Cream e transformá-los num novo e inspirado tipo de rock, o Led Zeppelin tanto ultrapassou as fronteiras da música em seu álbum de estréia, de 1969, como se manteve fiel às suas raízes no folk, blues e R&B.

A guitarra cheia de estilo de Jimmy Page em "You Shook Me" e "I Can't Quit You Babe", ambas de Willie Dixon, mostra a base sólida da banda. O futuro do rock nos anos 70 foi mapeado em músicas que até hoje são as melhores do grupo, como "Dazed And Confused" (atenção para a robusta linha descendente de baixo) e "Communication Breakdown" (com um riff claro e limpo, quase no estilo de Pete Townshend). O baixo extraordinário, de tremer o chão, de John Paul Jones em hinos como "Good Times, Bad Times" só encontra algum termo de comparação em John Entwistle e, talvez, Roger Glover, enquanto o jeito de tocar do hoje lendário John "Bonzo" Bonham — com muita pressão, mas sem perder a espontaneidade, tornando as músicas do Zep ainda mais grandiosas — virou uma regra até para ele próprio.

O Led Zeppelin era bem mais do que a soma de seus integrantes. As letras estranhas, geralmente ingênuas, embora idolatradas pelos fãs, e o vocal definitivo do rock de Robert Plant encontraram o seu melhor, talvez, em álbuns posteriores da banda. Em 1969, os músicos ainda tinham de se ajustar. Mas o marco estabelecido por este disco multilateral e dinâmico o transformou em alvo de merecida adoração. (Joel McIver)
____________________

01. Good Times Bad Times (Page, Jones, Bonham)
02. Babe I'm Gonna Leave You (Page, Plant, Bredon)
03. You Shook Me (Dixon, Lenoir)
04. Dazed And Confused (Page)
05. Your Time Is Gonna Come (Page, Jones)
06. Black Mountain Side (Page)
07. Communication Breakdown (Page, Jones, Bonham)
08. I Can't Quit You Baby (Dixon)
09. How Many More Times (Page, Jones, Bonham)
____________________

Nenhum comentário: