Meat Puppets | Meat Puppets II (1983)

Apesar de o segundo álbum dos Meat Puppets conter três músicas que viriam a ser regravadas pelo Nirvana, o trio de Phoenix, Arizona, não foi um grupo grunge. Tendo assinado com o pioneiro selo SST, da Black Flag, o guitarrista e cantor Curt Kirkwood, o baixista Cris, seu irmão, e o baterista Derrick Bostrom tocavam uma extasiante mistura de country, punk e música psicodélica. Colocaram sua verve hardcore no primeiro álbum do grupo em 1982, mas nesse segundo disco quiseram explorar suas influências do deserto e da era hippie. As versões originais de "Plateau", "Oh, Me" e "Lake Of Fire" exalam uma aura de outro mundo que não está presente nas gravações do Nirvana. A primeira música mencionada é um rock em tempo lento quase psicodélico, culminando com uma coda bela e levitante. A segunda conjuga sentimentos soturnos deslocados por imagens surreais e pela voz aguda de Curt.

A sublime técnica de guitarra do líder da banda é reveladora: ele é capaz de passar da eletricidade de um blues à sutileza de cordas pinçadas num abrir e fechar de olhos. A panorâmica música instrumental "Aurora Borealis" evoca paisagens tórridas com cactos e peiote, enquanto o lisérgico "Lost" protesta contra a confusão política causada por Nixon. Pinturas folclóricas na capa e na parte interna do álbum, feitas pela própria banda, completam esse marco da cultura marginal americana.

Este álbum foi bem recebido pela crítica — chegou a receber uma grande resenha na Rolling Stone, assim como o próximo, Up On The Sun. (Manish Agarwal)
____________________

01. Split Myself In Two (Kirkwood)
02. Magic Toy Missing (Kirkwood)
03. Lost (Kirkwood)
04. Plateau (Kirkwood)
05. Aurora Borealis (Kirkwood)
06. We're Here (Kirkwood)
07. Climbing (Kirkwood)
08. New Gods (Kirkwood)
09. Oh, Me (Kirkwood)
10. Lake Of Fire (Kirkwood)
11. I'm A Mindless Idiot (Kirkwood)
12. The Whistling Song (Kirkwood)
13. Teenager(s) (Kirkwood, Kirkwood, Bostrom)
14. I'm Not Here (Kirkwood)
15. New Gods (Kirkwood)
16. Lost (Kirkwood)
17. What To Do (Kirkwood)
18. 100 Percent Of Nothing (Kirkwood)
19. Aurora Borealis (Kirkwood)
____________________

2 comentários:

Anônimo disse...

I have a question... Why is not "Oh, me" in this album? Or is it in "Meat Puppets I"? Is it true that there's a longer version? (Of "Oh, me" I mean)

guerrainletto disse...

Sorry, my mistake. "Oh, Me" is in this album, I just forgot to put it in the tracklist. I don't know which version you're talking about, but this one is 3:02 minutes lenght.