Portishead | Dummy (1994)

O álbum de estréia do Portishead, Dummy, é o apogeu do trip-hop dos anos 90, um gênero que eles não inventaram mas que este fabuloso álbum redefiniu. A banda surgiu na cena voltada para o dub nos arredores de Bristol, à sombra da terrível realidade econômica da Inglaterra que vivia o legado de Margaret Thatcher — a vocalista Beth Gibbons conheceu Geoff Barrow em seu programa de criação de empregos, que lhe permitia financiar os seus shows em pubs. Acabaram adotando um rumo musical diferente de suas almas gêmeas, Massive Attack e Tricky.

Seu som sombrio, envolvente e atmosférico misturava uma série de elementos inéditos aos breakbeats: filmes noir; jazz em clubes esfumaçados; a voz primorosamente fora do eixo de Beth; o domínio de Geoff, como DJ, da tecnologia; e a grande habilidade como compositores de ambos. Em "Sour Times", por exemplo, o ouvinte encontrará uma música deliciosa e intimista, construída a partir de um sample da trilha de Lalo Schifrin para "Danube Incident", do filme Missão Impossível. A voz visceral de Beth se eleva sobre uma paisagem musical desolada e tremeluzente na qual as linhas de guitarra surf sombrias de Adrian Utley se mesclam com as pickups e samplers inquietos de Barrow.

O estranho feitiço de sedução que ainda emana deste álbum fez com que fosse o "disco do ano" em 1994, segundo revistas britânicas tão díspares quanto Mixmag (dança), The Face (estilo de vanguarda) ou Melody Maker (rock independente). No início de 95, tendo como base a voz e as guitarras intensas, a sedutora e lânguida "Glory Box" entrou para as paradas inglesas de pop em décimo terceiro lugar. No final desse mesmo ano, o Portishead havia vendido mais de 150.000 CDs nos Estados Unidos e ganhado o prestigioso Mercury Music Prize na Inglaterra. (Max Reinhardt)
____________________

01. Mysterons (Gibbons, Barrow, Utley)
02. Sour Times (Gibbons, Barrow, Utley, Brooks, Schifrin, Turner)
03. Strangers (Gibbons, Barrow, Utley, Shorter)
04. It Could Be Sweet (Gibbons, Barrow)
05. Wandering Star (Gibbons, Barrow, Allen, Brown, Dickerson, Goldstein, Jordan, Miller, Scott, Oskar)
06. It's A Fire (Gibbons, Barrow, Utley)
07. Numb (Gibbons, Barrow, Utley)
08. Roads (Gibbons, Barrow, Utley)
09. Pedestal (Gibbons, Barrow, Utley)
10. Biscuit (Gibbons, Barrow, Ray)
11. Glory Box (Gibbons, Barrow, Utley, Hayes)
____________________

Nenhum comentário: