Red Hot Chili Peppers | Californication (1999)

Com as experiências dos fãs pesado sobre seus ombros, o Red Hot Chili Peppers levou quatro anos para preparar Californication. A banda despediu o guitarrista Dave Navarro e chamou de volta John Frusciante, após uma pausa por problemas com drogas. Com muitos dos seus membros lutando contra seus próprios vícios, muita gente perdeu a confiança neles, incluindo os seus agentes.

Resolveram então contratar um novo agente e a produção voltou para Rick Rubin, com quem já haviam trabalhado no inovador Blood Sugar Sex Magik, de 1991. O resultado foi um regresso triunfal ao primeiro lugar das paradas de todo o mundo, com o sétimo álbum do grupo apontando para um novo caminho.

Apesar de a música continuar enraizada no seu estilo característico, calcado no som estalado do baixo slap, Californication mostrava um lado mais melódico e sério da banda. Com a maioria dos membros perto dos 40 anos, as letras passaram a refletir uma recém-adquirida maturidade e uma mudança de prioridades. A faixa-título é uma análise crua de Hollywood e da forma como o mundo é consumido pela arte e pela cultura criadas na Califórnia. O álbum inclui músicas cuja estrutura está mais próxima de baladas, como "Porcelain" e "Road Trippin'", cheia de cordas, embora a banda retorne às suas raízes funk/punk em músicas mais rápidas como "I Like Dirt" e "Get On Top". Californication também evidencia novos níveis de destreza vocal por parte de Anthony Kiedis.

Inesperadamente, Californication recuperou muitos dos antigos fãs da banda, desencantados com One Hot Minute, de 1995, mas conseguiu também conquistar toda uma nova geração de admiradores. (Claire Stuchbery)
____________________

01. Around The World (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
02. Parallel Universe (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
03. Scar Tissue (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
04. Otherside (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
05. Get On Top (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
06. Californication (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
07. Easily (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
08. Porcelain (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
09. Emit Remmus (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
10. I Like Dirt (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
11. This Velvet Glove (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
12. Savior (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
13. Purple Stain (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
14. Right On Time (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
15. Road Trippin' (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
____________________

Nenhum comentário: