
A verdade é que o R.E.M. precisava da tonalidade mística de Stipe para se destacar dos outros grupos. Do ponto de vista musical, Murmur gira em torno dos acordes metálicos da Rickenbacker® de Peter Buck e das tortuosas melodias de Stipe. O R.E.M. foi formado em meio aos grupos alternativos de Athens, na Geórgia, e começou a fazer sucesso nas rádios e shows do circuito universitário. Esse disco foi concebido em um estúdio gospel da Carolina, e a gravadora da banda exigiu que os produtores lhe fornecessem um sucesso comercial. Um violoncelista clássico tocou em "Talk About The Passion" e ficou espantado por não ter uma partitura escrita.
O álbum foi sucesso de crítica. A revista Rolling Stone o nomeou disco do ano e o LP foi subindo na lista dos 30 Mais nos Estados Unidos. Os fãs de carteirinha da banda ajudaram muito, e o R.E.M. possuía um talento desenvolvido ao longo do tempo e resultando em um som mais sofisticado do que, digamos, o do Hüsker Dü ou do Green On Red. Até a fotografia gótica da capa tem imagens de raízes da planta kudzu, uma trepadeira que prolifera na Geórgia, e um trecho ferroviário rural de Athens.
O jornal New York Times publicou uma crítica que dizia: "Esse disco soará tão novo dentro de 10 anos como agora." Talvez continue assim por mais 20 ou mesmo 30 anos... (Gareth Thompson)
____________________
01. Radio Free Europe (Berry, Buck, Mills, Stipe)
02. Pilgrimage (Berry, Buck, Mills, Stipe)
03. Laughing (Berry, Buck, Mills, Stipe)
04. Talk About The Passion (Berry, Buck, Mills, Stipe)
05. Moral Kiosk (Berry, Buck, Mills, Stipe)
06. Perfect Circle (Berry, Buck, Mills, Stipe)
07. Catapult (Berry, Buck, Mills, Stipe)
08. Sitting Still (Berry, Buck, Mills, Stipe)
09. 9-9 (Berry, Buck, Mills, Stipe)
10. Shaking Through (Berry, Buck, Mills, Stipe)
11. We Walk (Berry, Buck, Mills, Stipe)
12. West Of The Fields (Berry, Buck, Mills, Stipe)
____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário