Hüsker Dü | Warehouse: Songs And Stories (1987)

Muitas vezes o reconhecimento crítico também significa que um disco é impossível de ouvir. Era isso que ocorria com o hardcore inicialmente produzido pelos Hüsker Dü. Em 1985, contudo, esses rapazes trocaram a velocidade por composições de qualidade e desenvolveram um som que traçaria o caminho para toda uma geração. Esse som — guitarras furiosas, baterias implacáveis e ganchos no melhor estilo Beatles — foi sendo refinado ao longo dos dois anos que se seguiram. "Chegou a ser um ritual", afirmou o guitarrista Bob Mould. "[Warehouse] era exatamente igual aos três álbuns anteriores".

De certa forma, tinha razão. O disco diferencia-se de Candy Apple Grey (1986) por ser mais longo e ter uma capa mais bonita. Mas Warehouse é um testemunho admirável do que pode ser feito quando as grandes forças motrizes de um grupo — neste caso, Mould e o baterista Grant Hart — têm aversão um ao outro.

Mould ganhou no número de músicas (11 contra 9 do seu rival), tendo se recusado — segundo Hart — a que cada um compusesse exatamente a metade. Hart trouxe mais diversidade, graças à solene "Charity, Chastity And Hope", "She Floated Away", o rock "Actual Conditions" e a furiosa "You Can Live At Home".

Mas Mould também tinha algumas pérolas: "Could You Be The One?" antecipa-se à sensibilidade pop que ele iria trabalhar em sua próxima banda, o Sugar. A melhor e mais ilustrativa é "Friend, You've Got To Fall", um golpe baixo de Mould para criticar o entusiasmo de Hart em relação à heroína.

O grupo dissolveu-se durante a turnê deste disco e as feridas continuam abertas. Não poderiam ter tido um epitáfio melhor. (Bruno MacDonald)
____________________

01. These Important Years (Mould)
02. Charity, Chastity, Prudence And Hope (Hart)
03. Standing In The Rain (Mould)
04. Back From Somewhere (Hart)
05. Ice Cold Ice (Mould)
06. You're A Soldier (Hart)
07. Could You Be The One? (Mould)
08. Too Much Spice (Hart)
09. Friend, You've Got To Fall (Mould)
10. Visionary (Mould)
11. She Floated Away (Hart)
12. Bed Of Nails (Mould)
13. Tell You Why Tomorrow (Hart)
14. It's Not Peculiar (Mould)
15. Actual Condition (Hart)
16. No Reservations (Mould)
17. Turn It Around (Mould)
18. She's A Woman (And Now He Is A Man) (Hart)
19. Up In The Air (Mould)
20. You Can Live At Home (Hart)
____________________

Nenhum comentário: