Sebadoh | Bubble And Scrape (1993)

Lou Barlow fundou essa banda em paralelo à sua participação como baixista em outra lendária banda indie, Dinosaur Jr., mas Sebadoh tornou-se seu projeto principal depois que foi expulso da outra banda em 1989. Graças ao envolvimento pessoal de Kurt Cobain, às associações que mantinha com outros artistas do rock alternativo — tais como Pavement, Mudhoney e Sonic Youth —, Sebadoh amadureceu e converteu-se em sinônimo de rock indie lo-fi e diferentão no início dos anos 90.

Ainda que exista a idéia de que o próprio Lou "era" o Sebadoh, o grupo tinha três integrantes e era absolutamente democrático. Tal como nos discos anteriores, este quinto álbum pertence tanto a Eric Gaffney e a Jason Loewenstein quanto a Lou Barlow. Gaffney era mestre nos devaneios artísticos, cheio de espasmos no estilo de Beefheart e de excentricidades ("Emma Get Wild"), ao passo que Loewenstein oscila entre o thrashing melancólico de "Sister" e a selvageria de "Flood". Em ambos os casos, não há dúvida de que as baladas mais neuróticas e sofridas de Barlow são as melhores. Entre tantas alegrias choradas destaca-se "Two Years Two Days", um lamento quase adolescente mas pujante sobre amor e perdas.

Gaffney saiu da banda depois deste álbum. Sendo assim, Bubble And Scrape talvez represente melhor o fetichismo exasperado de desgosto amoroso por parte de uma banda magnifíca. Como Barlow afirmou logo no primeiro verso: "É tudo questão de alma e fogo". (Tom Hughes)
____________________

01. Soul And Fire (Barlow)
02. 2 Years 2 Days (Barlow)
03. Telecosmic Alchemy (Gaffney)
04. Fantastic Disaster (Gaffney)
05. Happily Divided (Loewenstein)
06. Sister (Loewenstein)
07. Cliché (Barlow)
08. Sacred Attention (Barlow)
09. Elixir Is Zog (Gaffney)
10. Emma Get Wild (Gaffney)
11. Sixteen (Loewenstein)
12. Homemade (Barlow)
13. Forced Love (Barlow)
14. No Way Out (Gaffney)
15. Bouquet For A Siren (Gaffney)
16. Think (Let Tomorrow Bee) (Barlow)
17. Flood (Loewenstein)
____________________

Nenhum comentário: