David Bowie | The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (1972)

Com The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, David Bowie redefiniu o conceito masculino de estrela do rock. A capa mostra o cantor como um ser andrógino, magro, de cabelo curto, num beco lavado pela chuva (embora, no estúdio, ele ainda usasse as longas madeixas da época do álbum Hunky Dory). Com a guitarra pendurada no pescoço, ele parece um alienígena enviado ao insípido planeta Terra para trazer o rock n' roll (tirada na Heddon Street, em Londres, a foto originalmente em preto-e-branco foi colorizada, para ficar com o visual dos quadrinhos de ficção científica dos anos 50).

The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars é o único disco de glam rock que resistiu à passagem do tempo. Os riffs e os solos arrojados do guitarrista Mick Robinson — arrepiantes em "Moonage Daydream", "Suffragette City" e na faixa-título — ajudaram a definir o som glam. Os vocais de Bowie mudam a cada canção — às vezes reflexivos, às vezes refinados, desesperados ou extasiados. The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars contém altas doses de ambigüidade sexual e imagens espaciais, mas o álbum está ancorado numa música sólida e em arranjos cuidadosos e bem elaborados.

O LP pode ter, na época, soado como um lampejo do futuro. Ao assumir o papel de um inquieto outsider do rock n' roll, Bowie se conectou, ao mesmo tempo, aos adolescentes e aos críticos (a Rolling Stone deu ao álbum "nota 99, de 1 a 100"). A Inglaterra e os Estados Unidos se apaixonaram por Ziggy — assim como os punks e os New Romantics, mais adiante, que se identificaram com a ambigüidade sexual do personagem e sua aparência extravagante. (Robert Dimery)
____________________

01. Five Years (Bowie)
02. Soul Love (Bowie)
03. Moonage Daydream (Bowie)
04. Starman (Bowie)
05. It Ain't Easy (Bowie)
06. Lady Stardust (Bowie)
07. Star (Bowie)
08. Hang On To Yourself (Bowie)
09. Ziggy Stardust (Bowie)
10. Suffragette City (Bowie)
11. Rock 'N' Roll Suicide (Bowie)
____________________

Nenhum comentário: