The Stooges | Raw Power (1973)

Na capa, a imagem de Iggy Pop, provocante e ameaçador, captura à perfeição sua resposta aos problemas e críticas que enfrentou antes de este álbum tomar forma. Depois de um relacionamento infeliz com a gravadora Elektra — que divulgou mal os dois primeiros álbuns da banda e se livrou deles antes que os Stooges começassem o terceiro disco —, Pop saiu do grupo e deixou Detroit para se juntar a David Bowie em Nova York.

Por sugestão de Bowie, Iggy e o guitarrista James Williamson foram a Londres para gravar Raw Power. Na capital inglesa, Pop reconvocou Ron e Scott Asheton, os irmãos que tinham criado a sessão rítmica primal dos Stooges. O ambiente cordial da "velha e boa Inglaterra", como dizia Pop, não aliviou o áspero machismo de Raw Power. Na verdade, o disco não poderia estar mais longe da ambigüidade sexual do glam rock vendida por Bowie e outros naquela época. A visão que Pop tinha do álbum era ambiciosa — a mixagem inicial de "Search And Destroy" traz o som de uma luta de espadas, enquanto "Penetration" usa uma das matérias-primas do rock n' roll, a celesta (um teclado composto por sinos orquestrais) — mas a guitarra de Williamson e o ritmo cru dos Ashetons mantiveram o disco numa linha mais simples, voltada para o estômago e os testículos.

A Columbia odiou o álbum e achou o material menos acessível do que o produzido pelos Stooges para a Elektra. A gravadora encarregou Bowie de salvar o que pudesse daquela mixórdia. Ainda bem que ele deu atenção às idéias de Iggy e montou oito faixas que influenciaram os primeiros punks de Nova York e Londres e atribuíram a Pop o papel de padrinho do movimento. (Seth Jacobson)
____________________

01. Search And Destroy (Pop, Williamson)
02. Gimme Danger (Pop, Williamson)
03. Your Pretty Face Is Going To Hell (Pop, Williamson)
04. Penetration (Pop, Williamson)
05. Raw Power (Pop, Williamson)
06. I Need Somebody (Pop, Williamson)
07. Shake Appeal (Pop, Williamson)
08. Death Trip (Pop, Williamson)
____________________

Nenhum comentário: