
Os Stooges foram uma segunda escolha da Elektra — o diretor de artists and repertoir Danny Fields foi a Detroit para contratar o MC5 e seu garage rock, mas ficou tão impressionado com um show dos Stooges que decidiu dar a eles uma chance, também. Em junho de 1969, a banda seguiu rumo a Nova York para fazer o álbum com John Cale (ex-Velvet Underground). O único problema era a falta de repertório. Apesar de sua força ao vivo, a banda tinha apenas três músicas prontas. O diretor da gravadora, Jac Holzman, enfiou o grupo num quarto de hotel e deu o prazo de dois dias para que completassem o disco.
A banda emergiu com uma série de esquisitices brilhantes que não eram exatamente nem garage rock nem canto fúnebre. Cale impôs limites a canções como "1969", que ameaça explodir, mas não entra no território da loucura, e "I Wanna Be Your Dog", na qual os poderosos golpes de guitarra são contidos com rédea firme. Cale toca viola em "We Will Fall", uma peça de 10 minutos de estupor narcótico saído diretamente dos cânones do Velvet para a inconfundível voz de Iggy.
O álbum virou um mito, ao mesmo tempo que Iggy se metamorfoseava de Stooge em Pop, e, embora Fields se refira ao disco como uma "esquisitice musical", The Stooges ajudou a preparar terreno para a explosão punk que viria depois. (Seth Jacobson)
____________________
01. 1969 (Pop, Alexander, Asheton, Asheton)
02. I Wanna Be Your Dog (Pop, Alexander, Asheton, Asheton)
03. We Will Fall (Pop, Alexander, Asheton, Asheton)
04. No Fun (Pop, Alexander, Asheton, Asheton)
05. Real Cool Time (Pop, Alexander, Asheton, Asheton)
06. Ann (Pop, Alexander, Asheton, Asheton)
07. Not Right (Pop, Alexander, Asheton, Asheton)
08. Little Doll (Pop, Alexander, Asheton, Asheton)
____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário