
Na época, Waits cantava uma poesia notívaga, preguiçosa, num tom jazz-blues, que falava sobre vagabundos otimistas, bêbados insones, parasitas experientes e fracassados no amor. Esse romantismo sujo era tido, por alguns, como muito sério ou muito piegas, mas Nighthawks At The Diner, gravado com um grupo escolado de músicos de jazz, num estúdio no qual havia uma platéia, permitiu que Waits suavizasse seus cacoetes do submundo de Los Angeles e usasse seu talento natural para o teatro.
Ele brinca com a platéia, conta anedotas líricas e autodepreciativas e, numa prévia de sua carreira de ator, mostra timing de comediante numa série de monólogos longos e fascinantes ("Nighthawks Postcards" tem 11 minutos e meio e dá o tom do álbum). "She's been married so many times she's got rice marks all over her face", diz um verso de "Better Off Without A Wife"; na introdução dessa música, Waits comenta sobre como tirar proveito de si próprio: "I'm not weird about it or anything, I don't tie myself up first...". Os gritos do público aprovam a deixa — Waits ri como se fosse Mutley, o prólogo se encadeia na música e o ouvinte se rende à vibração bem-humorada do álbum. (Peter Watts)
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01. (Opening Intro) (Waits)
02. Emotional Weather Report (Waits)
03. (Intro) (Waits)
04. On A Foggy Night (Waits)
05. (Intro) (Waits)
06. Eggs And Sausage (In A Cadillac With Susan Michelson) (Waits)
07. (Intro) (Waits)
08. Better Off Without A Wife (Waits)
09. Nighthawk Postcards (From Easy Street) (Waits)
10. (Intro) (Waits)
11. Warm Beer And Cold Women (Waits)
12. (Intro) (Waits)
13. Putnam County (Waits)
14. Spare Parts I (A Nocturnal Emission) (Waits, Weiss)
15. Nobody (Waits)
16. (Intro) (Waits)
17. Big Joe And Phantom 309 (Faile)
18. Spare Parts II And Closing (Waits)
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