Tom Waits | Heartattack And Vine (1980)

Olhando para trás, descobrimos que as raízes da mudança foram plantadas aqui, ainda que ninguém tenha percebido na época. Este foi o sétimo álbum de Tom Waits pelo selo Asylum; ele não havia superado o status de cult, e sua imagem de beatnik bêbado estava a ponto de perder o pouco charme que ainda tinha. Uma pena: este é um dos discos mais completos da primeira fase de sua carreira.

O álbum contém algumas baladas tristes de piano que o tornaram famoso (como a cinematográfica "On The Nickel" e a elegíaca "Ruby's Arms"), mas é mais notável pelas guitarras distorcidas que aparecem em quase metade das músicas que antecipam seu trabalho posterior. A música que dá nome ao disco — e que contém dois versos clássicos de Tom Waits, "O demônio não existe / É apenas deus quando está bêbado" — é um passeio por uma Los Angeles torpe e suja, onde o cantor residia na época: Heartattack é Hollywood Boulevard, cujo cruzamento com a Vine Street era um dos locais mais sórdidos da cidade. "Mr. Siegal" é um blues desleixado em um tom semelhante. Os dois mundos se encontram em "Jersey Girl", uma de suas músicas de amor mais comoventes. "Jersey Girl" ganhou um público mais amplo do que Waits jamais conheceria quando Bruce Springsteen incluiu uma versão fiel da música em seu Live 1975 — 1985.

Heartattack And Vine não passou do 96º lugar da Billboard, e Waits perdeu o seu contrato, mas não a inspiração. Depois da sua trilha sonora para um filme menor de Francis Ford Coppola, O Fundo Do Coração, o cantor reinventou-se com um estilo cabaré dark e tresloucado no disco Swordfishtrombones, de 1983, o primeiro trabalho da segunda fase de uma discografia fascinante. (Will Fulford-Jones)
____________________

01. Heartattack And Vine (Waits)
02. In Shades (Waits)
03. Saving All My Love For You (Waits)
04. Downtown (Waits)
05. Jersey Girl (Waits)
06. 'Til The Money Runs Out (Waits)
07. On The Nickel (Waits)
08. Mr. Siegal (Waits)
09. Ruby's Arms (Waits)
____________________

Nenhum comentário: