
Em desacordo com o clima da época, quase todas as músicas têm curta duração, letras cheias de imagens, um som estranho, oxidado, retorcido e oblíquo. A sua orquestração anterior tipicamente rica — com saxofone, guitarra e piano gravados sem efeitos — é aqui revirada num redemoinho de órgão, marimba e metais estridentes. Tudo isso cria um disco ofegante e murmurante, de imagens sombrias, lamurioso — uma foto posada.
"There's a rumblin' groan / down below / there's a big dark town / it's a place I've found / there's a world going on / underground" (há um rugido surdo / lá embaixo/ há uma grande cidade obscura / um lugar que encontrei / há um mundo cheio de vida / sob o solo), diz Waits, na faixa-título, como se tentasse fixar o tom.
Outra música, "Frank's Wild Years", ganharia vida própria. Formou a base do espetáculo musical homônimo — produzido por Tom Waits e Brennan — que se tornaria um álbum de estúdio no ano seguinte.
Swordfishtrombones era a primeira parte de uma trilogia involuntária (juntamente com Rain Dogs e Franks Wild Years). Sendo um disco inegavelmente influente e um marco, foi também o primeiro gravado para a Island, depois que a Warner (incrivelmente) o rejeitou. (Ross Fortune)
____________________
01. Underground (Waits)
02. Shore Leave (Waits)
03. Dave The Butcher (Waits)
04. Johnsburg, Illinois (Waits)
05. 16 Shells From A Thirty-Ought-Six (Waits)
06. Town With No Cheer (Waits)
07. In The Neighborhood (Waits)
08. Just Another Sucker On The Vine (Waits)
09. Frank's Wild Years (Waits)
10. Swordfishtrombone (Waits)
11. Down, Down, Down (Waits)
12. Soldier's Things (Waits)
13. Gin Soaked Boy (Waits)
14. Trouble's Braids (Waits)
15. Rainbirds (Waits)
____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário