Buzzcocks | Another Music In A Different Kitchen (1978)

Os Buzzcocks são justamente lembrados como a banda mais pop do mundo punk original. Mas eram também os que apresentavam um modernismo mais polido, e seu álbum de estréia, desde a elegante capa, mostra um grupo sem um grama a mais de gordura. O disco é veloz, barulhento e melodioso, com um saudável senso de aventura e espontâneo desde o início, indo além das regras ditadas pelo punk para letras e som.

Another Music In A Different Kitchen é um álbum feito por uma banda com um quinto elemento fantasma: Howard Devoto tinha deixado o grupo para formar o Magazine, mas o álbum traz três músicas das quais ele é co-autor. Uma área na qual os Buzzcocks levavam os princípios mais a sério era manter distância das estratégias traçadas pelas gravadoras — dessa forma, a maioria dos singles clássicos da banda ficaram de fora do LP (ao contrário de Never Mind The Bollocks, Here's The Sex Pistols, que incluía todos os hits). A exceção é a maravilhosa "I Don't Mind", que a banda, irritada, insistia ter sido batizada como "Marketing Ploy".

Mas Another Music In A Different Kitchen não precisa conter os singles de sucesso, quando traz maravilhas próprias como "Fast Cars" ("I hate...") e "Sixteen". A voz de Pete Shelley flutua por sobre as guitarras às vezes harmônicas, às vezes opressivas. O álbum se encerra, de forma audaciosa e antidogmática, com uma faixa de sete minutos de duração, "Moving Away From The Pulsebeat".

Essa banda descaradamente romântica salvou o punk da insistência em manter o amor fora da agenda e seu jeito de meninos ingleses vulneráveis abriu as portas para muitos outros artistas, de Morrissey e Edwyin Collins a Damon Albarn. (Mark Morris)
____________________

01. Fast Cars (Shelley, Devoto, Diggle)
02. No Reply (Shelley)
03. You Tear Me Up (Shelley, Devoto)
04. Get On Our Own (Shelley)
05. Love Battery (Shelley, Devoto)
06. Sixteen (Shelley)
07. I Don't Mind (Shelley)
08. Fiction Romance (Shelley)
09. Autonomy (Diggle)
10. I Need (Shelley, Diggle)
11. Moving Away From The Pulsebeat (Shelley)
____________________

Nenhum comentário: