Siouxsie And The Banshees | The Scream (1978)

The Scream fez a ponte entre o punk e o gótico, com uma música que combina o caráter do tipo "faça você mesmo" do primeiro com o senso sombrio de drama do segundo.

No final dos anos 70, o cabelo bem preto e espetado e a maquiagem pálida de Sioux a tornaram um ícone. Dessa forma, é surpreendente que não esteja na capa deste álbum, que traz imagens bonitas e misteriosas de nadadores anônimos debaixo d'água. A mensagem pode ser a de que o disco era um trabalho de toda a banda.

Na faixa "Carcass", a interação bem azeitada entre o animado baixo de Steve Severin e o potente trabalho de bateria de Kenny Morris se destaca de forma até mais contundente do que o vocal vigoroso de Sioux. É uma música tocada de maneira descomplicada e inteligente e executada com paixão. "Helter Skelter", a única faixa não original de The Scream, ganha uma leitura mais febril do que a dos Beatles; a guitarra agoniada de John McKay tem sua vitrine em "Metal Postcard (Mittageisen)". Os Banshees já tinham deixado para trás a raiva objetiva do punk para lidar com áreas mais complexas, como o trauma psicológico (em "Suburban Relapse" e "Jigsaw Feeling").

Nas duas faixas finais, McKay pega o sax e adiciona um lamento adequado à mistura dos Banshees. O álbum se encerra com a dramática "Switch", uma microepopéia de quase sete minutos, narrada, tanto na letra quanto na música, como uma comovente novela.

The Scream era um atestado de elegância desordenada de uma banda que, mais adiante, exploraria a desordem e uma elegante melancolia por toda uma carreira de sucesso. (Yoshi Kato)
____________________

01. Pure (Sioux, Severin, McKay, Morris)
02. Jigsaw Feeling (Severin, McKay)
03. Overground (Severin, McKay)
04. Carcass (Sioux, Severin, Fenton)
05. Helter Skelter (Lennon, McCartney)
06. Mirage (Severin, McKay)
07. Metal Postcard (Mittageisen) (Sioux, McKay)
08. Nicotine Stain (Sioux, Severin)
09. Suburban Relapse (Sioux, McKay)
10. Switch (Sioux, McKay)
____________________

Nenhum comentário: