Smashing Pumpkins | Siamese Dream (1993)

"Não acredito que seja necessário sofrer para se fazer boa arte". Um exorcismo de demônios da infância? A obra-prima de um megalomaníaco? Uma hora inteira de maravilhas do hard rock? Siamese Dream é tudo isso e muito mais.

O simples fato de o álbum existir se deve à ambição insana do líder Billy Corgan. Após meses de turnê do álbum Gish (1991), ele assumiu inteiramente a responsabilidade por uma continuação quando seus companheiros de banda não se interessaram por um "estranho plano genial [...] para sermos os mais pesados, mais durões, mais roqueiros [...]". Ironicamente — dado que o título se refere a "viver em um estado de sonhos, uma conexão orgânica entre as pessoas", a banda mal estava se falando.

As contribuições do guitarrista James Iha e da baixista D'Arcy Wretsky são tema para debate; é dito que Corgan tocou a maioria dos instrumentos sozinho. O baterista Jimmy Chamberlin acrescentou mais caos com um excesso extracurricular.

O tal plano a respeito dos "mais pesados, mais durões, mais roqueiros", contudo, foi levado a cabo de forma extraordinária por "Cherub Rock" e "Geek U.S.A.". E a grandiosa "Silverfuck" realiza o objetivo de Corgan de "juntar o poder do Black Sabbath com a dinâmica do Led Zeppelin com o psicodelismo do Pink Floyd". Mas são os momentos melódicos que garantem a imortalidade de Siamese Dream: a ressonante "Today", "Disarm", que é impulsionada pelos violinos, e a canção de ninar "Luna".

No que diz respeito às letras, Corgan confronta fantasmas do passado em "Disarm" (seus pais) e "Spaceboy" (seu irmão portador de deficiência), joga uma rede poética em "Mayonaise" e abre feridas em "Soma" (cujo assunto mais tarde se tornou sua ex-mulher). Esta última música conta com a participação de Mike Mills, do R.E.M., que declarou a respeito do disco: "É um grande disco com ou sem mim". Estava absolutamente certo. (Bruno MacDonald)
____________________

01. Cherub Rock (Corgan)
02. Quiet (Corgan)
03. Today (Corgan)
04. Hummer (Corgan)
05. Rocket (Corgan)
06. Disarm (Corgan)
07. Soma (Corgan, Iha)
08. Geek U.S.A. (Corgan)
09. Mayonaise (Corgan, Iha)
10. Spaceboy (Corgan)
11. Silverfuck (Corgan)
12. Sweet Sweet (Corgan)
13. Luna (Corgan)
____________________

Nenhum comentário: