Dinosaur Jr. | You're Living All Over Me (1987)

Com seu título retirado de algo que J Mascis vociferou durante uma de suas explosões de raiva dentro de um ônibus de turnê, You're Living All Over Me captou toda a essência da besta turbulenta e disfuncional que era o Dinosaur Jr. no ponto mais alto de sua carreira. Puxado por choques intensos entre o altivo e arredio guitarrista Mascis e o emotivo baixista Lou Barlow, a fusão apaixonada do Dinosaur Jr. de riffs, de heavy, melodias country e ruído pós-punk era uma mistura volátil e explosiva, tal como o grupo.

A música de abertura é "Little Fury Things" (com a colaboração do "Dino-fã" Lee Ranaldo, do Sonic Youth, nos backing vocals), uma declaração de intenções: dar ao rock formas novas e mais radicais, até que seus clichês voltassem a ser expressivos novamente. Assim, "Sludgefeast" apresenta fantasias sonhadoras sobre riffs pesados inspirados no Black Sabbath, enquanto "The Lung" eleva uma pequena e tola cantiga ao status de rock alternativo no estilo do Lynyrd Skynyrd graças aos solos fluidos e vigorosos de Mascis. No restante do álbum, o Dinosaur explora territórios de influência industrial: muros de ruído engolem a sonolenta "Tarpit". Das duas músicas de Barlow, o folk viajante de "Poledo" foi composto na solidão da sua casa. "Tinha começado a fumar um baseado" — disse o baixista — "e tudo estava soando maravilhosamente bem!".

Na turnê que se seguiu ao lançamento, as tensões internas chegaram a extremos insuportáveis. Em 1988, Bug foi lançado, mas foi o último trabalho do grupo. Durante os valiosos 40 minutos de You're Living All Over Me, contudo, a banda conseguiu produzir uma bela — ainda que passageira — harmonia. (Stevie Chick)
____________________

01. Little Fury Things (Mascis)
02. Kracked (Mascis)
03. Sludgefeast (Mascis)
04. The Lung (Mascis)
05. Raisans (Mascis)
06. Tarpit (Mascis)
07. In A Jar (Mascis)
08. Lose (Barlow)
09. Poledo (Barlow)
10. Show Me The Way (Frampton)
11. Just Like Heaven (Smith, Gallup, Thompson, Tolhurst, Williams)
____________________

Nenhum comentário: