Dinosaur Jr. | Bug (1988)

Poucas bandas têm um nome tão adequado quanto o Dinosaur Jr., um trio que fundia as influências jurássicas do rock tradicional com uma necessidade impetuosa e quase infantil de expressar uma fúria raivosa, o que lhes deu a reputação de serem os legítimos herdeiros do Sonic Youth ao trono de senhores supremos dos ruídos de vanguarda. Essa combinação de sons antigos e novos tornou-os pioneiros do rock independente americano — ruidosos, caóticos e melódicos ao mesmo tempo, o seu estilo seria uma grande influência para inúmeras bandas da geração slacker. Bug foi o terceiro e último álbum da banda na sua formação original. O guitarrista e vocalista J Mascis expulsou o baixista Lou Barlow (que depois iria formar o Sebadoh) no ano seguinte.

Dinosaur Jr. era a banda de J Mascis: além de anotar cuidadosamente cada música, também dizia aos seus companheiros como tocar suas partes. Apesar desse controle autoritário, cada integrante da banda toca como um virtuoso enraivecido, quase como forma de protesto, e os benefícios podem ser claramente notados em faixas como "Freak Scene" (que alcançou o top das listas indie inglesas) e "They Always Come". As melodias elaboradas de Mascis se sobrepõem aos sons de guitarra mais densos (gravados em vários canais e sobrepostos) desse gênero. As linhas de baixo inovadoras do baixista Lou Barlow parecem entrar e sair das melodias enquanto o baterista Murph aumenta a agressividade do som com viradas rápidas, inspiradas pelo heavy metal.

Mascis estava consciente da importância de melodias contagiosas. Obviamente um fã do rock e do folk clássicos, as suas melodias e a sua performance como vocalista fazem lembrar Neil Young, especialmente em "Pond Song" e "Keep The Glove" — nas quais canta melodias tão antigas como o próprio rock por cima do caos sonoro juvenil criado pelo resto da banda. (Jason Chow)
____________________

01. Freak Scene (Mascis)
02. No Bones (Mascis)
03. They Always Come (Mascis)
04. Yeah We Know (Mascis)
05. Let It Ride (Mascis)
06. Pond Song (Mascis)
07. Budge (Mascis)
08. The Post (Mascis)
09. Don't (Mascis)
____________________

Nenhum comentário: