The Jesus And Mary Chain | Psychocandy (1985)

Tendo assustado todo mundo com "Upside Down", seu single de estréia de 1984, em Creation — uma sucessão de feedbacks de guitara e uma bateria neandertalóides —, Jim e William Reid passaram o ano seguinte encantando o público com uma nova forma de tocar ao vivo. De costas para o público, criavam uma parede impenetrável de feedback e distorção, cuspiam na imprensa e raramente tocavam por mais que 10 minutos.

Assinaram um contrato com a Blanco Y Negro, mas mantiveram Alan McGee como agente e o álbum de estréia foi um trabalho genial. Universalmente aclamado pela crítica musical, é hoje apontado como um dos melhores álbuns de estréia de todos os tempos. Os dois irmãos escoseses descobriram um filão nunca antes explorado, fundindo o pop de praia dos Beach Boys com o som inundado de feedback do Velvet Underground e muito reverb, além da bateria primal de Bobby Gillespie.

Em geral, as pessoas se lembram dos três singles — "You Trip Me Up", "Never Understand" e "Just Like Honey" —, mas o álbum é eletrizante do princípio ao fim. Sua influência é incalculável. Qualquer banda com uma predileção por pedais de efeito e um ouvido para melodias vigorosas deve algo a este disco. Você não pode mais assistir ao grupo ao vivo, mas este álbum é o mais próximo que se pode chegar daquilo que um jornalista comparou a "uma serra elétrica num tufão". (Rod Stanley)
____________________

01. Just Like Honey (Reid, Reid)
02. The Living End (Reid, Reid)
03. Taste The Floor (Reid, Reid)
04. The Hardest Walk (Reid, Reid)
05. Cut Dead (Reid, Reid)
06. In A Hole (Reid, Reid)
07. Taste Of Cindy (Reid, Reid)
08. Some Candy Talking (Reid, Reid)
09. Never Understand (Reid, Reid)
10. Inside Me (Reid, Reid)
11. Sowing Seeds (Reid, Reid)
12. My Little Underground (Reid, Reid)
13. You Trip Me Up (Reid, Reid)
14. Something's Wrong (Reid, Reid)
15. It's So Hard (Reid, Reid)
____________________

Nenhum comentário: