The Jesus And Mary Chain | Darklands (1987)

Depois que Psychocandy soprou vida no rock n' roll em 1985, Jim e William Reid já estavam acostumados a ler matérias na imprensa aconselhando-os a se separarem, já que nada do que pudessem fazer superaria a muralha de feedback e misantropia do outro álbum. Em seu subconsciente, também achavam que já tinham feito tudo, mas agora precisavam mais uma vez desafiar a si mesmos, como músicos e compositores.

No versão de 86 saiu seu novo single de sucesso, "Some Candy Talking". Houve filas nas portas das lojas no dia do lançamento. Nove meses depois, "April Skies", o primeiro gosto de Darklands, entrou no Top 10 inglês. Estrategicamente situado entre a imagem rebelde do início da banda e música para as massas, o single anunciava que o Jesus And Mary Chain tinha potencial suficiente para se tornar sucesso de público. (A seqüência vagamente similar, "Happy When It Rains", seguia na mesma direção, mas não foi tão bem-sucedida).

Agora que já eram uma banda popular que tinha emplacado alguns sucessos, lançaram Darklands, para a alegria da crítica e dos consumidores, que o colocaram entre os cinco mais vendidos. Na escala Richter, merece um oito. Quem sabe o que os novos admiradores acharam da música de abertura bastante lenta ou de sua seqüência ainda mais lenta, "Deep One Perfect Morning"? Eram diametralmente opostas a Psychocandy. Sem feedback. Com violões. Letras compreensíveis. Músicas que aparentemente falavam de amor, não de drogas. "Nine Million Rainy Days" ecoava "Sympathy For The Devil", dos Stones, e "About You" seria reinterpretada mais tarde por Sandie Shaw. Ninguém mais brigava em seus shows. Missão cumprida. A primeira metade dos anos 80 tinha visto o rock atingir a maturidade. Agora a banda havia demonstrado exatamente do que era capaz, e o mundo estava escutando. (David Hutcheon)
____________________
01. Darklands (Reid, Reid)
02. Deep One Perfect Morning (Reid, Reid)
03. Happy When It Rains (Reid, Reid)
04. Down On Me (Reid, Reid)
05. Nine Million Rainy Days (Reid, Reid)
06. April Skies (Reid, Reid)
07. Fall (Reid, Reid)
08. Cherry Came Too (Reid, Reid)
09. On The Wall (Reid, Reid)
10. About You (Reid, Reid)
____________________

Nenhum comentário: