The Beatles | A Hard Day's Night (1964)

Para a maioria dos mortais, ter dois álbuns nos primeiros lugares das paradas de sucesso seria o ague da carreira, mas, para os Beatles, isso era apenas um aperitivo. Algumas semanas depois de Meet The Beatles e Second Album terem se sucedido como tops nos EUA, A Hard Day's Night liderava a lista.

A diferença? Pela primeira vez num disco dos Beatles, todas as faixas eram composições deles próprios. Embora creditadas a Lennon/McCartney, as músicas eram, na verdade, de Lennon, à exceção de três. Mas "And I Love Her", "Can't Buy Me Love" e "Things We Said Today", de McCartney, provam que qualidade não depende de quantidade (não por acaso, a jogada de gravar apenas canções originais era uma invenção de Buddy Holly, a quem Paul adorava). O álbum, porém, foi decepado para o lançamento nos EUA: "Anytime At All", "Things We Said Today", "When I Get Home", "You Can't Do That" e "I'll Be Back" foram substituídas por versões instrumentais, com arranjos de George Martin.

Desde o inconfundível toque da Rickenbacker de 12 cordas de Harrison na abertura da faixa-título, o álbum é uma lição de como tocar guitarra de forma simples, mas superlativa. Consciente dos deslizes cinematográficos cometidos por seu ídolo Elvis, Lennon insistiu para que o filme Os Reis Do Iê-Iê-Iê tivesse qualidade e fosse mais do que "uma obra pop de merda" e o álbum seguiu exatamente o mesmo padrão.

É verdade que há alegres músicas descartáveis como "I'm Happy Just To Dance With You" ou "Tell Me Why", mas o disco se equilibra com maravilhas como "And I Love Her" e "If I Fell". Enquanto isso, o rock de "A Hard Day's Night" e "Anytime At All" teve um impacto eletrizante em futuros heróis da guitarra como a banda The Byrds (e, no devido tempo, Tom Petty, um filhote dos Byrds) — e continuará fundamental enquanto existirem jovens arranhando o instrumento. (Bruno MacDonald)
____________________

01. A Hard Day's Night (Lennon, McCartney)
02. I Should Have Known Better (Lennon, McCartney)
03. If I Fell (Lennon, McCartney)
04. I'm Happy Just To Dance With You (Lennon, McCartney)
05. And I Love Her (Lennon, McCartney)
06. Tell Me Why (Lennon, McCartney)
07. Can't Buy Me Love (Lennon, McCartney)
08. Any Time At All (Lennon, McCartney)
09. I'll Cry Instead (Lennon, McCartney)
10. Things We Said Today (Lennon, McCartney)
11. When I Get Home (Lennon, McCartney)
12. You Can't Do That (Lennon, McCartney)
13. I'll Be Back (Lennon, McCartney)
____________________

Um comentário:

Sayd Mansur disse...

I'm Happy Just To Dance With You e a MELHOR! ora... q isso!
Mas claro aquele finalzinho com things we said today, hweni get home... e profundo e denso! Ai fica claro o amadurecimento deles, nao?