Led Zeppelin | Led Zeppelin II (1969)

O segundo álbum do Led Zeppelin é mais notável pelo curto espaço de tempo que seus criadores tiveram para aperfeiçoá-lo — Led Zeppelin II foi gravado durante os intervalos dos shows, em meio a uma turnê nos Estados Unidos. De certa forma, parece claro como a pressa tornou o álbum melhor: as faixas "Whole Lotta Love", "The Lemon Song" e "Bring It On Home" são baseadas em clássicos eternos do blues e mantêm uma crueza que teria sido polida se houvesse mais tempo e dinheiro.

A banda consegue, de modo ainda mais impressionante, conservar todas as sutilezas, apesar da pauleira das apresentações ao vivo que encarava todas as noites: os principiantes têm de ouvir "Ramble On", uma bela e multifacetada balada acústica com um refrão opressivo que sintetiza os princípios básicos da banda — riffs pesados e pouca moderação. "Thank You" é outro trabalho acústico extremamente bem executado, mas o que o torna o álbum soberbo até hoje são os sons grandiosos de Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham.

"Whole Lotta Love", em particular, conseguiu superar a barreira do tempo, já que foi, durante anos, tema do eterno programa musical da TV britânica Top Of The Pops e figurinha fácil no álbum de favoritos de qualquer amante do rock. De fato, canções como esta entraram e reentraram tantas vezes nos cânones do rock que ultrapassaram o ponto do clichê e se eternizaram como itens do vocabulário musical. Tudo isso faz com que seja ainda mais fascinante o fato de este segundo disco do Led Zeppelin ser tão cheio de luz e sombra. Merece estar aqui. (Joel McIver)
____________________

01. Whole Lotta Love (Page, Plant, Bonham, Jones, Dixon)
02. What Is And What Should Never Be (Page, Plant)
03. The Lemon Song (Page, Plant, Bonham, Jones, Wolf)
04. Thank You (Page, Plant)
05. Heartbreaker (Page, Plant, Bonham, Jones)
06. Living Loving Maid (She's Just A Woman) (Page, Plant)
07. Ramble On (Page, Plant)
08. Moby Dick (Page, Bonham, Jones)
09. Bring It On Home (Page, Plant)
____________________

Nenhum comentário: