Metallica | Master Of Puppets (1986)

Disputando com Reign In Blood, do Slayer, a posição de o melhor álbum de thrash metal de todos os tempos, o terceiro disco do Metallica, Master Of Puppets, é uma obra-prima em todos os níveis. Ofereceu aos headbangers francamente surpresos da época uma combinação medida com precisão e perfeitamente calibrada de agressividade, velocidade, beleza melódica e complexidade musical. A sua produção calorosa, quase delicada, e o equilíbrio perfeito entre raiva e profundidade tiveram um impacto colossal. Embora o Metallica tenha lançado outros discos que venderam mais que este, nenhum foi tão bom quanto Master Of Puppets.

Os pontos fortes do álbum estão presentes logo na primeira faixa, "Battery", que passa de uma introdução de violão para uma muralha maciça de som antes de sossegar num riff contorcido, talvez engenhoso demais, trilhando as fronteiras entre o thrash e o heavy. A faixa-título segue um caminho semelhante — o solo suave na parte central é de uma beleza extraordinária —, mas "Disposable Heroes", junto com a última música, a frenética e intencionalmente maligna "Damage, Inc.", faz lembrar que o Metallica era, afinal, uma banda de thrash metal de enorme força. Duas músicas ficam entre a balada e o heavy: "The Thing That Should Not Be" (a música com maior quantidade de riffs que a banda gravou até "Sad But True", de 1991) e o hino à psicose, "Welcome Home (Sanitarium)". Ambas mostram o lado mais sombrio e sutil da banda, enquanto "Leper Messiah" é um ataque violento ao evangelismo de TV.

"Orion", uma instrumental épica, mostra o talento do baixista Cliff Burton no seu auge — a sua morte prematura, pouco depois do lançamento do disco, faz dessa música uma bela despedida. (Joel McIver)
____________________

01. Battery (Hetfield, Ulrich)
02. Master Of Puppets (Hetfield, Ulrich, Burton, Hammett)
03. The Thing That Should Not Be (Hetfield, Ulrich, Hammett)
04. Welcome Home (Sanitarium) (Hetfield, Ulrich, Hammett)
05. Disposable Heroes (Hetfield, Ulrich, Hammett)
06. Leper Messiah (Hetfield, Ulrich)
07. Orion (Hetfield, Ulrich, Burton)
08. Damage Inc. (Hetfield, Ulrich, Burton, Hammett)
____________________

Nenhum comentário: