Nirvana | MTV Unplugged In New York (1994)

Quando a "grande família Nirvana" — composta por Kurt Cobain, Krist Novoselic, Dave Grohl, Pat Smear, a violoncelista Lori Goldston e dois integrantes do Meat Puppets — entrou nos estúdios da MTV em Nova York para gravar algo que ninguém acreditava que uma banda grunge pudesse fazer — um álbum acústico —, era impossível prever quão emocional seria este legado.

Transmitido originalmente pelo programa Unplugged da MTV (a capa do álbum utiliza uma imagem gravada ao vivo), o álbum aponta de forma mais clara que qualquer um dos três anteriores o que o Nirvana poderia se tornar. Apenas "Come As You Are" possui o legado de seu passado mais pesado. Em sua maioria, foram as músicas originais mais calmas que vieram à tona, como "Dumb", "Polly" e "Something In The Way".

Três músicas indulgentes, interpretadas e compostas com a colaboração do Meat Puppets, deixavam claro o desejo de Cobain de usar seu status para destruir bandas respeitadas de amigos. Em outros momentos, versões fantásticas do Vaselines e de David Bowie receberam belas interpretações (nesta última, é possível ouvir Cobain tocando alguns vocais de Bowie como solo).

O standard do blues de Lead Belly que encerra o álbum superou a prova do tempo e ficou marcado como um exorcismo emocional e inspirado — e como uma memória arrepiante da grande perda que a morte de Cobain representou para o mundo da música. Quando ele sussurra, num momento de silêncio antes do clímax da seção final, parece que está sendo esmagado pelo peso do mundo. O fato de que isso tenha realmente ocorrido deixa Unplugged, algumas vezes, perigosamente próximo dos nervos. (Jack Kennedy)
____________________

01. About A Girl (Cobain)
02. Come As You Are (Cobain)
03. Jesus Doesn't Want Me for A Sunbeam (Kelly, McKee)
04. The Man Who Sold The World (Bowie)
05. Pennyroyal Tea (Cobain)
06. Dumb (Cobain)
07. Polly (Cobain, Novoselic, Grohl)
08. On A Plain (Cobain, Novoselic, Grohl)
09. Something In The Way (Cobain, Novoselic, Grohl)
10. Plateau (Kirkwood)
11. Oh Me (Kirkwood)
12. Lake Of Fire (Kirkwood)
13. All Apologies (Cobain)
14. Where Did You Sleep Last Night (Traditional, Leadbelly)
____________________

Nenhum comentário: