Red Hot Chili Peppers | Blood Sugar Sex Magik (1991)

Bob Marley, Black Sabbath e Bart Simpson? Misture-os e o resultado pode ser o Red Hot Chili Peppers. O grupo remete a Bob Marley no megasucesso "Give It Away", que termina com o riff de "Sweet Leaf", do Black Sabbath, e que eles acabariam tocando no desenho The Simpsons.

Esse tipo de mistura é bem típica da banda. Em Mother's Milk, de 1988, tinham aperfeiçoado uma mistura de hard rock, funk e músicas contagiantes. Agora bastava obterem um grande sucesso. "Under The Bridge", uma apologia à heroína composta por Anthony Kiedis e que ganhou vida com a guitarra cortante de John Frusciante, ajudou a fazer com que o disco vendesse sete milhões de cópias nos Estados Unidos. Frusciante é também a figura central de "I Could Have Lied", que fala da não-relação entre Kiedis e Sinéad O'Connor e indica a orientação que a banda seguiria em By The Way.

O restante do álbum é basicamente preenchido por pensamentos centrados em sexo, pontuados pelo baixo de Flea e a bateria inexorável de Chad Smith. Entre os melhores momentos estão as frenéticas "Suck My Kiss" e "My Lovely Man", uma homenagem ao falecido predecessor de Frusciante, Hillel Slovak.

O produtor Rick Rubin demonstrou ser uma escolha perfeita para um grupo que misturava a percussão industrial com flamenco ("Breaking The Girl"); incorporava um final elegíaco ao ultrafunky "Sir Psycho Sexy" e concluía com uma versão tresloucada de Robert Johnson. Rubin lhes pediu ao menos "uma música sobre garotas e carros". Kiedis detestou o resultado — "The Greeting Song" —, mas hoje em dia constitui um dos 17 incentivos para subirmos a bordo da montanha-russa que é Blood Sugar Sex Magik. (Bruno MacDonald)
____________________

01. The Power Of Equality (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
02. If You Have To Ask
(Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
03. Breaking The Girl (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
04. Funky Monks (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
05. Suck My Kiss (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
06. I Could Have Lied (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
07. Mellowship Slinky In B Major (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
08. The Righteous & The Wicked (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
09. Give It Away (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
10. Blood Sugar Sex Magik (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
11. Under The Bridge (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
12. Naked In The Rain (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
13. Apache Rose Peacock
(Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
14. The Greeting Song (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
15. My Lovely Man (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
16. Sir Psycho Sexy (Kiedis, Flea, Smith, Frusciante)
17. They're Red Hot (Johnson)
____________________

Nenhum comentário: