The Streets | A Grand Don't Come For Free (2004)

Metade das músicas de hip-hop é baseada em resmungos: pouco respeito, poucas jóias, armas demais, ódio demais. Contudo, poucos artistas protestaram tão engenhosamente sobre as coisas do dia-a-dia que realmente nos incomodam quanto Mike Skinner. No seu segundo álbum com o The Streets (após Original Pirate Material, sua estréia indicada para os prêmios Brit e Mercury), o rapper não tenta provar que é mais macho do que 50 Cent. Ele quer apenas devolver um DVD, retirar dinheiro de um caixa eletrônico e falar ao celular antes que acabe a bateria. Mais cotidiano impossível.

"It was supposed to be so easy" ("Era para ser tão fácil"), queixa-se Skinner na primeira faixa ao narrar aquela que é, provavelmente, a crônica mais hilária e sincera da história do hip-hop sobre a vida nos subúrbios. Pense em Quadrophenia misturada com Ulysses, num cenário contemporâneo da West Midlands da Inglaterra, e você terá uma idéia aproximada do relato. Trata-se de um disco conceitual — com um elenco peculiar de bêbados, jogadores e figuras estranhas da vizinhança — que descreve um arco narrativo através de conflitos menores, ainda que dramáticos, e consegue chegar a uma conclusão em menos de 51 minutos.

Apresentando uma abordagem diferente da maioria dos seus companheiros de gênero, Skinner mantém a produção simples e segura. É o acompanhamento perfeito para seus versos meio cantados, meio rap. Sua inteligência e seu gosto pelo humor ficam evidentes na faixa "It Was Supposed To Be So Easy", enquanto que em "Not Addicted" o rapper acaba assumindo sua total incapacidade para apostar dinheiro. Skinner é igualmente eficaz nas músicas sentimentais, exibindo uma sensibilidade terna nas baladas "Could Well Be In" e "Dry Your Eyes". (Jim Harrington)
____________________

01. It Was Supposed To Be So Easy (Skinner)
02. Could Well Be In (Skinner)
03. Not Addicted (Skinner)
04. Blinded By The Lights (Skinner)
05. Wouldn't Have It Any Other Way (Skinner)
06. Get Out Of My House (Skinner)
07. Fit But You Know It (Skinner)
08. Such A Twat (Skinner)
09. What Is He Thinking (Skinner)
10. Dry Your Eyes (Skinner)
11. Empty Cans (Skinner)
____________________

Nenhum comentário: